Os Navios - Família Soares - De Castilla-La Mancha para o Brasil! Venha conosco conhecer esta história...

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Os Navios

Os Navios


Durante o grande fluxo imigratório, milhares de famílias italianas e espanholas deixaram para trás suas casas, suas cidades e suas pátrias. Viajaram em trens, carroças e até mesmo a pé, carregando todos os seus pertences (percorriam grandes distâncias até os portos para embarque). Com relação aos nossos antepassados, os mesmos embarcaram no porto italiano de Gênova e no porto britânico de Gibraltar (localizado no sul da Espanha). Com poucas informações sobre o Brasil, os imigrantes precaviam-se trazendo toda sorte de bagagens: utensílios domésticos, máquinas de costura, instrumentos musicais e de trabalho, relíquias de família e objetos que lembrassem sua terra natal. Geralmente não possuíam malas, e seus pertences eram transportados em sacos, sacolas e caixas improvisadas.

Os recursos para as passagens algumas vezes eram próprios, mas na maioria das vezes eram subsidiados pelo Governo da Província de São Paulo. Eram embarcados na terceira classe dos navios, geralmente localizada nos porões dos mesmos e com lotação acima da capacidade. No final do século XIX as viagens já eram feitas em navios a vapor, conhecidos como vapores, mais rápidos que os navios a vela, porém com péssimas instalações, pois geralmente eram navios de carga adaptados para o transporte de passageiros. A travessia do Oceano Atlântico era realizada entre 21 e 30 dias.

Nesta página você encontrará uma breve descrição sobre a história dos navios a vapor nos quais nossos antepassados italianos e espanhóis efetuaram a travessia do Oceano Atlântico rumo ao até então desconhecido Brasil, em busca de uma condição de vida melhor para si e seus familiares. Em alguns resumos, foram transcritos os textos originais em inglês, para preservar a originalidade dos mesmos.


Família Soncin

História do Navio a Vapor Provence

The Provence was a 3,874 gross ton ship, length 387.1ft x beam 42.3ft (117,98m x 12,89m), one funnel, three masts, single propeller, speed 14 knots. Built by Forges & Chantiers de la Mediteranee, La Seyne, France, she was launched for Societe Generale de Transports Maritimes on 1st Apr.1884. She started her maiden voyage on 20th July 1884 when she left Marseilles for South American ports and in 1907 was transferred to the France-Amerique Line but continued on the same service. On 13th April 1918 she was torpedoed off the Spanish coast while on voyage Buenos Aires to Marseilles, reached Palamos and sank. She was later refloated and returned to service until 1927 when she was scrapped at La Seyne. [South Atlantic Seaway by N.R.P. Bonsor - Fonte: Material obtido junto ao site www.theshipslist.com]


Famílias Facchini e Zanei

História do Navio a Vapor Poitou

The Poitou of 1867 belonged to the French SGTM Line, Societe Generale de Transports Maritimes. She was 2303 tons gross, 99.00m long x 10.6m beam which is 324.8ft x 34.8ft. She had one funnel, 2 masts, iron construction, single propeller, 2 inverted engines giving a speed of 10 knots. She was built by Malcolmson Brothers in Waterford, Ireland, launched in 1867. Oct 1867 maiden voyage Marseilles (in France) to Rio de Janeiro. 1868 first voyage Marseilles - Buenos Aires. In the 1870s her inverted engines were replaced by compound engines. She was scrapped in 1893. [South Atlantic Seaway by N.R.P. Bonsor - Fonte: Material obtido junto ao site www.theshipslist.com]


Famílias Greguoldo e Milan

História do Navio a Vapor XXXX

Em pesquisa.


Família Gratton

História do Navio a Vapor XXXX


Em pesquisa.


Família Polez

História do Navio a Vapor Roma

Em pesquisa.


Famílias Sanchez e Gomez

História do Navio a Vapor Italie

Em pesquisa.

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